segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hipertensão arterial

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA



O QUE É?

É uma doença definida pela persistência de níveis de pressão arterial acima de 135 mmHg de pressão sistólica e 85 mmHg de diastólica. A hipertensão eleva quatro vezes o risco de acidente vascular cerebral (derrame), e seis vezes o de insuficiência cardíaca. O risco de lesão cardiovascular, entretanto, começa a aumentar a partir de níveis mais baixos, ao redor de 115/75 mmHg, e o risco dobra a cada 20/10 mmHg de aumento de pressão. É quase sempre assintomática mas se deixada evoluir naturalmente, a doença desencadeia, insidiosamente, alterações vasculares em órgãos vitais, sobretudo coração, cérebro, olhos,rins, e vasos. No Brasil a prevalência é estimada em 20 % nos adultos e 50% nos idosos.

QUAIS OS FATORES DE RISCO?

Obesidade, diabetes mellitus, sedentarismo, tabagismo, ingestão de sal, antiinflamatório, alcoolismo, uso de drogas, etnia negra, idade avançada, pobreza.

QUANDO SUSPEITAR?

Geralmente silenciosa, a maioria dos casos da doença é identificada por medida de rotina ou casual da pressão arterial, o que reforça a importância de avaliar com freqüência a pressão arterial em todas as pessoas.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?

Cefaléia (dor de cabeça), epistaxe (sangramento nasal), zumbidos, alteração visual, palpitações, idade acima dos 45 anos, história familiar, obesidade, indivíduos estressados.

QUAL O VALOR NORMAL DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMCIA?

NORMAL: abaixo de 120/80 mmHg.

PRÉ-HIPERTENSÃO: 120/90 mmHg.

HIPERTENSÃO NÍVEL I: 140/99 mmHg.

HIPERTENSÃO NÍVEL II: 150/109 mmHg.

HIPERTENSÃO NÍVEL III: > 180/ > 110 mmHg.

COMO TRATAR A HAS?

O tratamento de HAS é de convivência, isto é, por toda a vida. É indicado tratamento farmacológico, tratamento não farmacológico (peso ideal, dieta saudável, reduzir o sal, parar de fumar, evitar medicamentos que induzem a HAS como anticoncepcionais, corticóides, antiinflamatórios, atividade física, parar de ingerir bebidas alcoólicas.

ATENÇÃO: Os casos são individualizados, por isto, se faz necessário procurar a Unidade Básica de Saúde próxima da sua casa, e pedir ajuda ao ENFERMEIRO ou MÉDICO.

Enfermeiro Filipe Silva de Oliveira
COREN RJ 109 279

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...