sábado, 28 de maio de 2011

Bronquite, banho frio?

BANHO FRIO E BRONQUITE

O uso do banho frio no tratamento da bronquite não tem nenhuma base científica. Esta é uma indicação absurda e antinatural. O choque térmico provocado pelo banho frio provoca a liberação de adrenalina a qual, por sua vez, faz o organismo produzir histamina, principal substância responsável pelas alergias. A prescrição do banho frio já causou muitos prejuizos a várias gerações de alérgicos. A recomendação do banho morno é, sem dúvida, a melhor. Recomendar banho frio é prática adotada apenas no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa ele é contra-indicado a alérgicos, principalmente os que têm problemas respiratórios.

O renomado especialista em alergia, Dr. Gilberto Pradez, recentemente falecido, descobriu uma curiosidade. Ele achava que a prescrição do banho frio no Brasil foi devido a um erro de tradução. Uma revista médica francesa, datada de 1948, aconselhava on proscrit le bain froid, ou seja, proscreve-se o banho frio, não se aconselha o banho frio. O tradutor erradamente traduziu como prescreve-se o banho frio, começando com essa "moda" no Brasil.

Adaptação do dr. Miranda Fortes, baseado em PRADEZ, Gilberto, notas de curso de reciclagem na clínica ALERGOCENTER, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...