domingo, 15 de maio de 2011

campanha da tuberculose - Duque de Caxias

Matéria do Site da Prefeitura de Duque de Caxias:

Duque de Caxias inicia campanha contra tuberculose


A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Saúde, promove, de 13 de maio a 25 de novembro, a “Campanha de captação de sintomáticos respiratórios”, a fim de identificar o diagnóstico precoce da doença, mapeando possíveis fontes de infecção, além de alertar a população sobre a doença e encaminhamento dos suspeitos de tuberculose para tratamento em postos do município. Os postos, que funcionam de segunda a sexta, promoverão a campanha sempre das 9h às 13h.

Segundo Maria Cristina Gil, coordenadora do Programa de Tuberculose em Duque de Caxias, o tratamento para a cura da doença é simples. “Basta o paciente tomar nos horários certos a medicação, que é fornecida gratuitamente, durante seis meses”, afirmou. Este foi o caso de José de Moura Pereira, morador do Olavo Bilac de 43 anos. “O tratamento funciona mesmo. Estava mal, com febre, falta de apetite, cansaço... Em seis meses fiquei curado”, declarou José.

De acordo com Fátima Saieg, coordenadora geral dos Programas de Saúde em Duque de Caxias, cerca de mil pessoas receberam tratamento e foram curadas pelo Programa de Tuberculose no município desde 2009. “Existe muitos mitos envolvendo a tuberculose e os doentes têm receio de dizer que tem a doença. As pessoas em tratamento não precisam ser isoladas, nem ter talheres ou roupas de cama separadas dos outros moradores de sua casa. Mas o ambiente em que ela vive precisa ser arejado. A doença só é transmitida por via aérea, ou seja, por tosse ou ao se falar muito perto das outras pessoas”, explicou.
Para o secretário de Saúde, Danilo Gomes, é importante que toda população fique atenta aos sintomas e participe da campanha, já que tuberculose é uma doença que tem cura. “Nosso município não pode ficar refém de uma doença tão simples de curar”, finalizou.
Cronograma de atividades
1° distrito
13 de maio – Jardim Gramacho I, II, III e IV
27 de maio – Trevo das Missões
03 de junho – Gramacho I, II e III
17 de junho – Sarapuí I e II
2° distrito
08 de julho – Nelson Chaves de Araújo
22 de julho – Pilar III, IV e V
3° distrito
05 de agosto – Codora I, II e III
19 de agosto – Cristóvão Colombo
02 e setembro – Jardim Anhangá I e IV
16 de setembro – Jardim Anhangá II e III
07 de outubro – Nova Campina I, II, III e IV
21 de outubro – Parada Angélica I, II e III
04 de novembro – Santa Lúcia I e II
4° distrito
18 de novembro – Jardim Olimpo
11 de novembro – Santa Rosa
25 de novembro – Santo Antônio da Serra
 Fim da Matéria
Atenciosamente,

Cláudia Santos
COMSADC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...