terça-feira, 5 de julho de 2011

Tempo frio !!! Problemas respiratórios?

Acupuntura ajuda a combater problemas respiratórios
Alterar o tamanho da letra 
A+ a-
4/7/2011 10:40:00
As pessoas que sofrem com problemas respiratórios crônicos como asma, bronquite, enfisema, rinite e sinusite sabem que, com a chegada do outono e do inverno, logo começam as terríveis crises que estas doenças causam.
Para tais problemas, existem tratamentos com remédios que ajudam a evitar as crises. Mas, infelizmente, para alguns deles não há cura. Além disso, os preços desses medicamentos são muito caros como é o caso dos broncodilatadores inalatórios, utilizados por pessoas que têm asma. Os problemas respiratórios são a quarta maior causa de óbito por doenças no Brasil. Muitas destas mortes poderiam ser evitadas com diagnóstico correto e tratamento precoce.
Para se ter uma idéia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 300 milhões de asmáticos, 210 milhões de pessoas acometidas pela DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e 100 milhões sofrem de distúrbio respiratório do sono. Além disso, a cada ano, 8 mil novos casos de tuberculose são registrados no Brasil, um dos países recordistas em casos da doença.
A incidência de doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma, também vem aumentando gradativamente. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 20 anos este aumento atingiu 40% em alguns países. No Brasil, por exemplo, são em média oito mortes por dia por complicações relacionadas à asma, ou 2.500 óbitos ao ano.
A asma representa um dos maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), superior, inclusive, à Aids. É por esta razão e tantas outras, que muitas pessoas buscam uma terapia alternativa e natural como forma de aliviar os ataques e poder respirar com mais facilidade.
Para estes casos e tantos outros, a acupuntura é bastante indicada. Para quem ainda não conhece, é um método terapêutico milenar de origem chinesa, que surgiu há cerca de 5.000 a. C, e é baseado num mapa de pontos do corpo humano. Além de visar o equilíbrio, pode ajudar a solucionar diversos problemas de saúde e também emocionais.
Um dos pontos assertivos da acupuntura é ela não trata a doença, e sim o doente, já que o princípio da técnica está no Sistema Nervoso Central, que tem a função de defender o corpo humano de agressões.
O tratamento é feito com a inserção de agulhas de aço inox descartáveis nos meridianos do corpo. O principal objetivo é tratar o ser humano como um todo, fazendo com que a pessoa tenha uma melhora significativa.
Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença. O pulso do paciente informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Além disso, a avaliação da língua (cor, forma e saburra), por exemplo, possibilita identificar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras.
Cada sessão dura em torno de 30 minutos e é recomendada que seja feita uma por semana por, no mínimo, três meses. Após este período é feita a reavaliação para estabelecer com que periodicidade o controle será feito. A acupuntura tem se mostrado muito eficiente para tratar distúrbios como insônia, ansiedade, falta de libido, dores, e até doenças mais complexas como síndrome do pânico, Mal de Alzheimer, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...