quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O QUE É CIFOSE?



Cifose
cifose é uma curvatura fisiológica da coluna vertebral. Considera-se patológica quando essa curvatura está mais acentuada. É a chamada corcunda.

Causas, incidência e fatores de risco

Pode ser resultado de uma doença ou de um problema congénito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos.
Nos adolescentes a cifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido, é a chamada doença de Scheuermann ou cifose idiopática.
Outras causas, e consequentes fatores de risco, que podem originar a cifose são:
Infecção
Inflamação ou degerescência do disco intervertebral
Alterações musculares
Osteoporose das vértebras (mais frequente no idoso)
Doenças endócrinas
Artrite
Poliomielite
Fraturas por compressão das vértebras
Cancro
Ttuberculose ou postura incorreta. s
É mais frequente no sexo feminino, na proporção de dois para um, e é de difícil diagnóstico antes dos onze anos.

Sintomas

A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.

Diagnóstico

A observação do doente evidencia a curvatura da coluna (corcunda) que nem sempre é reconhecida pelo próprio, mas pelos familiares e amigos. A radiografia da coluna confirma o diagnóstico.

Tratamento

Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa.

Expectativas (prognóstico)

É sempre melhor nas pessoas mais jovens. Se é consequência de uma doença degenerativa, a probabilidade de correcção é diminuta.

Complicações

Dores nas costas, sintomatologia neurológica e redução da capacidade pulmonar, são as complicações mais frequentes.

Prevenção

A postura correta previne a cifose provocada por posições inadequadas. Exames físicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações.
Fonte: www.agencia.ecclesia.pt
Cifose
Cifose
É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose).
Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco.
Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose).
A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar. 
CifoseÉ definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
Fonte: www.coluna.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...