sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As unhas


As unhas e suas alterações

As unhas são afetadas por doenças dermatológicas e sistêmicas. Podem sofrer influências de agentes externos, auto-induzidas ou doenças específicas. O exame das unhas fornece informações valiosas que retratam tanto doenças dermatológicas quanto sistêmicas.
Entre as doenças dermatológicas são freqüentes as micoses das unhas, a inflamação ao redor da unha e a unha encravada ou, nos termos médicos, onicomicose, paroníquia e onicocriptose. (figs. 1, 2 e 3).
As onicomicoses são provocadas por fungos de três classes diferentes, daí a necessidade de diagnosticar o agente causador através da realização de exame micológico para direcionar corretamente o tratamento. É comum vermos casos de pessoas tratando uma micose da unha usando o tratamento para outro agente causador que a medicação em uso não funciona.
A inflamação ao redor das unhas é freqüentemente causada pela ausência da cutícula, que permite a entrada de agentes como fungo e bactéria, causando inflamação local, aumento do volume e conseqüente alteração na forma da unha. Já a grande causa da onicocriptose é o corte inadequado das unhas, além de uso de sapatos apertados e trauma local. O tratamento é conservador, sendo muitas vezes necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.
Dentre as doenças sistêmicas é comum observar unhas frágeis, quebradiças que fendem com facilidade, com rugas rasas e que têm o crescimento lento em pacientes com hipotiroidismo, pelo mesmo mecanismo que faz com que a pele e o cabelo destes pacientes se tornem ressecados, que é a falta de hidratação na unha (fig 4).
Outras doenças se manifestam na unha como, por exemplo, na insuficiência renal, onde as unhas ficam de cor metade branca e metade vermelha, chamada “unhas urêmicas meio a meio”. No caso de doenças respiratórias, elas podem modificar a forma da unha, que se torna arredondada, chamada de unhas “em vidro de relógio”.
Merecem atenção as diversas alterações da cor, pois manchas amarronzadas na unha podem indicar condições benignas como micose, mas também condição maligna como melanoma do aparelho ungueal (Fig.5) – um tipo de câncer agressivo e com grande facilidade de disseminação para outros órgãos. Quanto mais rápido fizermos o diagnóstico, mais chances se tem de evitar que o tratamento agressivo seja necessário. Os exames que auxiliam no diagnóstico desta doença são a dermatoscopia e a histopatologia obtida através de biópsia. Confirmado o diagnóstico, deve-se também fazer a pesquisa de linfonodos para saber se as células malignas já se disseminaram.
Fotos 1,2,3
Figura 4,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...