sábado, 4 de junho de 2011

Teoria do Auto cuidado - Orem

Dorothea Elizabeth Orem - Teoria do Auto cuidado



Dorothea Elizabeth Orem (Baltimore, Maryland – EUA, 1914) é uma enfermeira e empresáriaestadounidense. Seu pai era trabalhador de construção civil e pescador; sua mãe dona de casa. Iniciou sua carreira profissional em enfermagem na Escola de Enfermagem do “Providence Hospital Washington – EUA”. Concluiu o curso de enfermagem em 1930 e o mestrado em enfermagem no ano de 1939 e o mestrado em ciências da educação em enfermagem em 1945, pela Universidade Católica da América. Recebeu vários títulos e graus honoríficos, inclusive o de Doutora em Enfermagem. Iniciou os estudos a respeito da sua teoria em 1958.

A teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem é baseado em que todos os pacientes desejam cuidar de si próprios.

Requisitos de autocuidado Requisitos de autocuidado

Requisitos de autocuidados são grupos de necessidades que Orem identificou. São classificados como:

Requisitos Universais - aqueles que todos têm
Requisitos de desenvolvimento de autocuidado - aqueles que relacionados com o desenvolvimento individual
Requisitos de desvio de saúde - aqueles resultantes de condições dos pacientes
Déficits de autocuidado


Quando um indivíduo é incapaz de cumprir seus requisitos de autocuidadso, um déficit ocorre. É o trabalho do Enfermeiro determinar esses déficits, e definir as modalidades de suporte.

A teoria do autocuidado ,engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar. A atividade deautocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em autocuidado. A exigência terapêutica deautocuidado, constitui a totalidade de ações de autocuidado, através do uso de métodos válidos e conjuntos relacionados de operações e ações.

Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo um modelo, contribui de maneira específica, na integridade,nas funções e no desenvolvimento humano.

Foco:Autocuidado



Homem: Indivíduo que utiliza o autocuidado para manter a vida e a saúde, recupera-se da doença e consegue enfrentar seus defeitos


Saúde: Resultado das práticas aprendidas pelos indivíduos para manter a vida e o bem- estar


Ambiente: Os elementos externos com os quais o homem interage em sua luta para manter o autocuidado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem avontade...