terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dr. Filipe: Tecido Epitelial , definições...

Dr. Filipe: Tecido Epitelial , definições...: Os epitélios e a morfologia das células que os constitui. O tecido epitelial, denominado por epitélio, é formado pelo conjunto de células s...

Tecido Epitelial , definições...



Os epitélios e a morfologia das células que os constitui.
O tecido epitelial, denominado por epitélio, é formado pelo conjunto de células semelhantes e justapostas, ou seja, uma camada de células coesas entre si, revestindo externamente a estrutura corporal de muitos vertebrados, por exemplo, do ser humano, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas. 

Esse tipo de epitélio normalmente possui uma de suas superfícies em contato com o tecido conjuntivo, intermediado pela lâmina basal, fornecendo além de suporte (pois se instala sobre as glicoproteínas), também a nutrição, já que não possui vasos sanguíneos. 

Sua classificação pode variar de acordo com a morfologia das células, a estratificação e as especializações.
 
Forma da célula
Nome
Característica
Epitélio Pavimentoso
Células achatadas
Epitélio Cúbico
Células cúbicas
Epitélio Prismático
Células prismáticas
Epitélio de Transição
Células com formato variável
 Estratificação (número e aparência das camadas celulares)
Nome
Característica
Epitélio SimplesConstituído por uma única camada de células
Epitélio estratificadoConstituído por mais de uma camada de células
Epitélio PseudoestratificadoConstituído por uma única camada de células de diferentes tamanhos
Especializações
Nome
Característica
Presença de cíliosFiníssimas projeções na superfície apical de algumas células: da tuba uterina e da traqueia
Presença de uma delgada camada queratinizadaProteínas que conferem propriedade impermeabilizante
Da combinação dessas características, temos os seguintes tipos de tecidos: 

- Epitélio pavimentoso dos alvéolos pulmonares, proporcionando a hematose do sangue, permitindo a passagem de oxigênio para as hemácias; 
- Epitélio cúbico simples dos rins, com função de absorção e secreção; 
- Epitélio cilíndrico simples do intestino delgado, efetuando a absorção do alimento digerido; 
- Epitélio estratificado pavimentoso, exercendo a função de proteção revestindo todo o nosso corpo (a epiderme); 
- Epitélio cilíndrico pseudoestratificado e ciliado da traqueia e brônquios, desempenhando função de proteção, remoção e eliminação de impurezas na via respiratória; 
- Epitélio de transição da bexiga, com função de distensão e retração (propriedade elástica) de acordo com o teor de urina armazenada. 

Curiosidade: A epiderme juntamente com a derme, forma o maior órgão do corpo humano (a pele), com proporção média igual a 2m2 de área. A proximidade e a adesão entre suas células, em consequência às junções comunicantes, e mesmo pela presença de queratina, estabelecem o primeiro bloqueio fisiológico contra agentes patogênicos (que causam doenças). 

- Epitélio glandular: tecido especializado na síntese de secreções (hormônios, enzimas digestivas e substâncias como: suor, lágrimas, gametas e leite). Podem ser endócrinas, exócrinas ou mistas. 

Glândulas Endócrinas → hipófise, tireuide e a suprarrenal; 
Glândulas Exócrinas → sudoríparas, sebáceas e salivares; 
Glândulas Mista (anfícrina) → pâncreas, fígado e as gônadas.
 
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Dr. Filipe: Cistite, (inflamação na bexiga)

Dr. Filipe: Cistite, (inflamação na bexiga): EU TENHO UMA CISTITE, QUE DEVO FAZER ? 1. Em primeiro lugar, desde os primeiros sintomas da cistite, beba bastante líquido . Tente beb...

Cistite, (inflamação na bexiga)


EU TENHO UMA CISTITE, QUE DEVO FAZER ?

Cistite1.Em primeiro lugar, desde os primeiros sintomas da cistite, beba bastante líquido. Tente beber diretamente um litro de água, de suco de cranberry, ou experimente chás de plantas medicinais que ajudam a combater a cistite. Beba mais um litro das bebidas mencionadas durante o resto do dia (total: dois litros por dia).

2.
Em seguida, procure um medico para realizar testes de analise de urina. Graças à ajuda de algumas tirinhas  possivel confirmar se trata-se ou não de uma cistite. Apos detectadar as bacterias responsáveis pela cistite, ele irá prescrever anti-inflamatórios para acalmar a dor.
Você pode comprar em uma farmácia, tirinhas que possibilitam efetuar um teste que permite confirmar a presença de bactérias e glóbulos brancos na urina. Se o resultado do teste for positivo, a pessoa deverá consultar um medico para que este prescreva o uso de antibioticos.
3.Cranberry cistite plantas cistite
Por fim, você pode complementar a terapia tradicional (antibióticos) com remédios base de plantas. Beba, por exemplo, várias vezes ao dia, suco decranberry.

Nefrite ( inflamação nos tecidos dos rins)


NEFRITE


Inflamação dos tecidos dos rins provocada por doenças infecciosas como: difteria, gripe, malária, pneumonia, sarampo, tifo, varíola e por infecções purulentas como: abcessos, amigdalite, apendicite, focos dentários sinusite.
Ocorre frequentemente em mulheres grávidas essencialmente no último trimestre.

Sintomas:
Anúria, debilidade geral, dor de cabeça, febre, hidropsia, hipertensão arterial, náusea, uremia, vómito.

Conselhos:
Repouso total. Agasalhar-se bem para estimular a produção de suor.
Evitar alimentos gordos e temperados, carnes, enchidos, lacticínios.
Comer fruta fresca, vegetais crus. Beber muita água, sumos naturais e água de coco. Não abusar do sal.

Terapias:
Durante 20 dias refeições exclusivas de puré de abóbora.
Beber 2 vezes ao dia sumo de agrião diluído em água;
Beber sumo natural de tomate 2 vezes ao dia; comer tomate nas saladas;
Fazer refeições exclusivas e alternadas de abacaxi e melão 3 vezes por semana.

Tuberculose renal

Introdução

A Tuberculose Renal é causada pela invasão do sistema urinario pelo bacilo da tuberculose. Essa invasão ocorre sempre através do sangue, e em grande número de casos, os micróbios originam-se de um foco tuberculoso pulmonar. 

Outras vezes, o foco inicial está localizado no intestino, nas amígdalas ou até mesmo na pele. No aparelho urinário, a localização mais freqüente da tuberculose é no rim. 

A maior parte dos casos de tuberculose dos ureteres (conduto que ligam os rins à bexiga) e da bexiga resulta da propagação de lesões iniciais localizadas no rim. 

Freqüentemente, a tuberculose renal evolui insidiosamente, sem apresentar qualquer sintoma característico. 

Isso ocorre quando a lesão tuberculosa localiza-se no interior do tecido renal. No entanto, quando a lesão atinge os cálices renais (pequenas estruturas com forma de taça que recolhem a urina no interior dos rins) ou as vias urinárias, verifica-se a eliminação de sangue na urina (hematúria); esse aliás, pode ser o único sintoma.

A quantidade de sangue perdido é variáve, a urina pode tornar-se intensamente avermelhada ou apresentar somente pequena quantidade de glóbulos vermelhos. 

Neste último caso, a eliminação de sangue na urina é evidenciada através do exame microscópico do sedimento urinário, realizado rotineiramente no exame comum de urina. 

Quando a eliminação de sangue não é possível a olho nu, denomina-se hematúria microscópica. Por outro lado, um foco tuberculoso renal pode permanecer estacionário durante anos, passando totalmente despercebido.

Hematúria, o que é?



Não é normal a presença de sangue na urina e quando isto ocorre é necessário uma consulta especializada para o correto diagnóstico e tratamento.

A Hematúria (nome dado à presença de sangue na urina) pode ser representada por gotas no término da micção ou no começo, e pode vir acompanhada por coágulos de sangue ou não

Pode estar associada ou não a uma ardência ao urinar, febre, dor lombar, cólica renal, sendo que as causas podem ser inúmeras: nefrites, pielonefrites, tumores malignos do sistema, cálculos renais, tuberculose urinária. 

Mas existem situações mais simples, como no caso de ruptura de pequenos vasos na uretra prostática, ou a saída de sangue na urina após exercícios físicos intensos.

Geralmente a Hematúria não vem sozinha, mas acompanhada de sintomas de irritação da bexiga, como aumento da freqüência de micções, uma certa urgência miccional, o fato de necessitar levantar durante o sono para urinar, ou apresentar uma dificuldade para esvaziar a bexiga.

A presença do vírus HPV na uretra também pode ocasionar a saída de sangue pela uretra. Um trauma como cair de costas ou uma bolada na região dos rins também podem cursar com saída de sangue na urina.

Portanto, como visto, é uma situação que exige atenção e um correto diagnóstico, por meio de exames laboratoriais, de imagens como o ultra-som ou uma tomografia computadorizada, sendo o urologista e o nefrologista os melhores especialistas para se consultar, e tratar.

Sangue na urina: Um motivo para se preocupar | Clique Saúde