segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dá uma risadinha pro papai dá?

Enf. Filipe Silva de Oliveira: Mensagem do dia

Enf. Filipe Silva de Oliveira: Mensagem do dia: "BOM DIA! Enf. Filipe Oliveira - 10:21 - Amigos Neemias 4:16-17 6 E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalh..."

Mensagem do dia

BOM DIA!


Enf. Filipe Oliveira - 10:21 - Amigos
Neemias 4:16-17



6
E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
17
Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas

" A todo tempo em nossa vida com Cristo somos perseguidos, a todo tempo o inimigo busca brechas para nos destruir,procurando uma maneira de nos derrubar, precisamos sempre estar atento a essas ciladas, sempre trabalhando, mas armados e preparados para nenhuma seta de satanás possa nos atingir".

Bom diaaaa

sábado, 28 de maio de 2011

Festa da enfermagem !!!!!!

Bronquite, banho frio?

BANHO FRIO E BRONQUITE

O uso do banho frio no tratamento da bronquite não tem nenhuma base científica. Esta é uma indicação absurda e antinatural. O choque térmico provocado pelo banho frio provoca a liberação de adrenalina a qual, por sua vez, faz o organismo produzir histamina, principal substância responsável pelas alergias. A prescrição do banho frio já causou muitos prejuizos a várias gerações de alérgicos. A recomendação do banho morno é, sem dúvida, a melhor. Recomendar banho frio é prática adotada apenas no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa ele é contra-indicado a alérgicos, principalmente os que têm problemas respiratórios.

O renomado especialista em alergia, Dr. Gilberto Pradez, recentemente falecido, descobriu uma curiosidade. Ele achava que a prescrição do banho frio no Brasil foi devido a um erro de tradução. Uma revista médica francesa, datada de 1948, aconselhava on proscrit le bain froid, ou seja, proscreve-se o banho frio, não se aconselha o banho frio. O tradutor erradamente traduziu como prescreve-se o banho frio, começando com essa "moda" no Brasil.

Adaptação do dr. Miranda Fortes, baseado em PRADEZ, Gilberto, notas de curso de reciclagem na clínica ALERGOCENTER, do Rio de Janeiro.

Jogos grátis

Blogger: Enf. Filipe Silva de Oliveira - Criar postagem


Fiquei chateado após cãimbras nos dedos de jogar umas 15 vezes e conseguido 350 pontos, fui ver os recordes e me assustei. Não vou contar, por que espero que vocês mesmos descubram.
O jogo funciona assim: tecla sobe=atira teclas direita e esquerda=mover, se cinco soldados caírem ou 3 mísseis te atingir; Fim de jogo.


Esse recurso foi descontinuado, provavelmente devido a gastos comservidor, porém é possível usar em páginas do Igoogle.
Postar esse jogo no blog


Vá para a pagina labpixeis.com e escolha o jogo, clique no botão do blogger, insira mail, title e senha para log. Ele enviara para seu blogger.
Achei esse site na minha pagina google.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Enf. Filipe Silva de Oliveira: Téc. de enfermagem vira assassina na GLOBO!

Enf. Filipe Silva de Oliveira: Téc. de enfermagem vira assassina na GLOBO!: "Milton (José de Abreu) é o próximo a morrer pelas armações de Norma (Glória Pires) em Insensato Coração . Indiretamente, a técnica de e..."

Téc. de enfermagem vira assassina na GLOBO!


Milton (José de Abreu) é o próximo a morrer pelas armações de Norma (Glória Pires) emInsensato Coração. Indiretamente, a técnica de enfermagem é a culpada. Já viúva deTeodoro (Tarcísio Meira) e muito rica, ela recebe Milton em sua casa para pedir ajuda financeira para um de seus projetos culturais, mas nega o auxílio.
Ao sair, Milton vê Ismael (Juliano Cazarré) chegando de moto e o reconhece como o homem que assaltou a casa de Teodoro. Desconfiado, ele volta para a casa e vê Norma conversando com o bandido amigavelmente.
– É assim que você homenageia a memória de Teodoro andando para cima e pra baixo com o homem que assaltou a casa dele? Eu vi vocês dois juntos, Norma! Muito íntimos! Vocês são amantes, cúmplices, vocês planejaram a morte do Teodoro juntos! – ele conclui, segundo o blog da Patrícia Kogut.
Mais calmo, o produtor decide tirar vantagem da situação e chantageia Norma, propondo o seu silêncio em troca de ajuda para o projeto. Irritada, a ex-presidiária pede que Ismael dê um susto no sujeito.
– Tem que ser definitivo, mas sem pesar a mão. No fundo, o Milton é um covarde, um susto já vai deixar ele fora de ação – ela fala ao capanga.
Achando que Norma caiu na chantagem, Milton chega ao local combinado, mas só encontraIsmael, que o agarra pela roupa e mostra uma arma.
– Se alguém ficar sabendo de alguma coisa da Norma, você vai amanhecer com a boca cheia de formiga, seu folgado, assim aprende a só se meter com quem pode! Tem uma azeitona aqui com o teu nome escrito. E, se bobear, tem outra para tua filha, quer companhia no inferno?
Em pânico, Milton jura que não contará a ninguém e sai correndo, enquanto é seguido porIsmael. Ao cruzar a rua sem olhar para os olhos, o produtor é atropelado por um ônibus.


DVD DAVI SACER 2011
Galera, mais uma boa notícia gospel para vocês. A gravação do DVD de Davi Sacer  vai acontecer no dia 7 de Junho, às 19:00 no Via Show – São João de Meriti – RJ (Rua Maria Soares Sendas, n 105).
Os ingressos já estão sendo vendidos no Via Show e no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu. E fique ligado no twitter @DaviSacer, pois estão acontecendo sorteios e cortesias para a gravação do DVD.
Davi Sacer já tem anunciado no seu twitter a expectativa para essa gravação.
Monte sua caravana,será um prazer estar com vcs! Regravarei algumas músicas da minha trajetória desde Toque no Altar, Trazendo a Arca, CD’s Solo e também músicas inéditas lindas!”
Umas das músicas inéditas que estará neste DVD são: “No caminho do milagre” e “O Deus que surpreende”.
O vídeo abaixo mostra a nova música do cantor, “O Deus que surpreende“.

Enf. Filipe Silva de Oliveira: Enf. Filipe Silva de Oliveira

Enf. Filipe Silva de Oliveira: Enf. Filipe Silva de Oliveira: "Mais uma vez o maior veículo de comunicação do Brasil e da América Latina, quiçá uma das maiores mídias do mundo, a afamada Rede Globo de T..."

Enf. Filipe Silva de Oliveira



1. A enfermeira que "rouba" bêbes de Senhora do Destino;

2. A enfermeira-freira que só sabe levar pacientes de maca e trazer instrumental para médicos, em Páginas da Vida. E não esqueçam do chefe de enfermagem, papel masculino, que nunca se explicitou se este era enfermeiro ou não, ou seja, a globo criou um novo profissional da equipe de enfermagem. O chefe, que é Chefe e nada mais!!

3. Também temos a enfermeira que só servia para "dopar" a Paula e levar "grito" do médico em Paraíso Tropical.

4. E agora!!! Teremos uma enfermeira, papel de Flávia Alessandra, que nas horas vagas faz Sistematização da Assistência de
Enfermagem no calçadão no Rio como prostituta.

Agora existem outras representação honrosas para enfermeiras na grade de emissora, como as de cinta-liga e colo sempre
saliente do CASSETA E PLANETA, ou a Enfermeira dos sonhos eróticos da GRANDE FAMÍLIA...... .
É incrível como a Globo nos brinda com homenagens mais que "discutíveis" em sua programação mais assistida e
rentável, as Telenovelas! !! O melhor disso é que uma mídia das grandes massas, assistida por milhões de pessoas em todos o Brasil, e que chega a todos os tipos e classes de pessoas de A a E, impera reforçando no imaginário dessa população leiga e desescolarizada, um estereótipo negativo e pejorativo de nossa classe. Até quando vamos assistir as enfermeiras estilo Globo?????? E o COFEN??? Será que este órgão irá tomar providências para deter essa desmoralização pública de uma das
mais importantes, se não, a mais importante profissão de saúde

Graduação em enfermagem: EUTANÁSIA - DIREITO DE MORRER? (SLIDE - clique a...

Graduação em enfermagem:

EUTANÁSIA - DIREITO DE MORRER? (SLIDE - clique a...
: "EUTANÁSIA - DIREITO DE MORRER? (SLIDE - clique aqui )"

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Graduação em enfermagem: Cartilha da vacina

Graduação em enfermagem: Cartilha da vacina: "Cartilha de Vacinas - OPAS Esta cartilha nasceu para quem quer e precisa saber das coisas. Coisas da saúde, coisas que ajudam a cuidar da v..."

Cartilha da dengue

Cartilha Dengue - Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou, em 2009, esta Cartilha com informações detalhadas sobre os sintomas da doença, os diferentes agentes causadores, o tratamento mais adequado para cada situação relatada e etc.

Cartilha da vacina

Cartilha de Vacinas - OPAS

Esta cartilha nasceu para quem quer e precisa saber das coisas. Coisas da saúde, coisas que ajudam a cuidar da vida. Foi especialmente preparada para ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, tudo o que você sempre quis saber sobre as vacinas, mas ainda não tinha onde procurar, onde ler ou a quem perguntar.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Graduação em enfermagem: TV ENFERMAGEM

Graduação em enfermagem: TV ENFERMAGEM: ". Umas das melhores iniciativas online dos últimos tempos iniciou formalmente, pouco tempos antes do Dia Internacional do Enfermeiro, a su..."

TV ENFERMAGEM

.
Umas das melhores iniciativas online dos últimos tempos iniciou formalmente, pouco tempos antes do Dia Internacional do Enfermeiro, a sua actividade. Refiro-me a um canal temático de televisão online, que visa essencialmente a Enfermagem (numa perspectiva muito profissional e isenta). Uma aposta que - me parece - será muito frutuosa: TV Enfermagem.

domingo, 15 de maio de 2011

Especialidade pra quê?

Especialidades para quê?



No dia 18 do mês do presente mês foram publicado em Diário da República os regulamentos das competências específicas para as várias especialidade da Enfermagem. Em primeiro lugar, importa referir que algumas foram extintas, outras criadas (ou reformuladas), sendo que parte das mesmas se mantiveram.
.
Quanto a mim, tal como a contribuição que disponibilizei, não concordo com a estrutura e organização das mesmas. Estão edificadas sem uma linha dorsal que suporte a sua abrangência, determinadas focam a sua especificidade na pessoa, outras na área, numa tónica avulsa, despropositada. 
Não respondem às exigências na sociedade ou da crescente complexidade do sector, mas às vontades de um qualquer teórico descontextualizado. As lacunas são mais do que muitas, mas o aspecto mais negativo e nefasto, prende-se com o facto de, em pleno séc. XXI, as competências dos Enfermeiros especialistas se manterem (à semelhança do passado, ou atrofiarem até...). 
Em boa verdade, as competências de um especialista relativamente a um generalista não se consubstanciam em nada. Assentam num enquadramento vazio, sem perspectivas evolutivas, sem motivação para o desenvolvimento, sem estratégias ou skills de intervenção que permitam, objectivamente, dar resposta a necessidade, secundarizando o papel - scope - da Enfermagem.
.
Enquanto assistimos a evoluir de outras profissões, ao ajustamento das suas competências às novas realidades, perspectiva-se um regredir de uma Enfermagem que, autonomamente, nada oferece ao cidadão, que se afasta cada vez mais da ciência, que cada vez mais deixa abrir brechas onde outros criam nichos assistenciais.
.
Assim, terei de dar razão, ao poder de decisão, Administradores, Presidentes de Conselhos de Administração, etc, que indagam, cada vez mais frequentemente: "especialistas para quê?". "Nada mais oferecem. O que é que um especialista apresenta mais do que um graduado experiente?". 
Se ninguém sente a necessidade da sua existência (apenas e só mesmo os Enfermeiros), para que existem? Apenas uma ou duas especialidades é que acrescentam e materializam, efectivamente, uma diferenciação científica, técnica e funcional, relativamente à Enfermagem geral.
.
Além da completa desarticulação das mesmas com a carreira (progressão e reconhecimento económico), parece-me que cada vez mais, a especialidade sem torna injustificável para o empregador. Existem, como devem saber, várias instituições que não albergam especialistas por decisão própria. Todavia, apesar da contra-argumentação, os números e os factos corroboram a sua posição. 
Na grande oportunidade de inverter a situação, nada se concretizou, nenhuma negociação com o Ministério da Saúde se encetou, nenhuma proposta de upgrade funcional, nenhuma vontade em evoluir foi manifestada. Uma lista considerável de possibilidade de êxito e incursão para Enfermeiros ficou pelo caminho.
.
Parece-me que a continuar este rumo, nos afogamos num mar conceptual que teima em balizar o âmbito da Enfermagem, que parece estar a ser concebida não de acordo com os requisitos da ciência ou da sociedade, mas sob a capa da cumplicidade abstracta de quem se afasta da ciência e da coerência a passos preocupantes, fugindo incoerente e cegamente das ciências da vida.

ENQUADRAMENTO LEGAL

Regulamento que define o Perfil das Competências Comuns dos Enf. especialistas   (estabelece o quadro de conceitos aplicáveis na regulamentação das competências específicas para cada área de especialização em Enfermagem) link
(Regulamento n.º 122/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18)

Enf. especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica link
Regulamento n.º 124/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18   

Enf. especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública link
Regulamento n.º 128/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18

Enf. especialista em Enfermagem de Reabilitação link
Regulamento n.º 125/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011- 02-18

Enf. especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem link
Regulamento n.º 123/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18

Enf. especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica link
Regulamento n.º 127/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18

Enf. especialista em Enfermagem de Saúde Mental link
Regulamento n.º 129/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18

Enf. especialista em Enfermagem em Saúde Familiar link
Regulamento n.º 126/2011. D.R. n.º 35, Série II de 2011-02-18

Segunda-feira, Fevereiro 21, 2011

Livros de reclamações


Os Enfermeiros são o grupo profissional de saúde que é menos visado nas reclamações dos utentes e um dos que mais elogios recebem, de acordo com as queixas deixadas no Livro de Reclamações das instituições de saúde, avança a agência Lusa.

Os dados constam do relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) sobre o funcionamento do Gabinete do Utente/Cidadão nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2010. link

Anjos de branco



Não aconteceu comigo (foi-me contado à mesa de um jantar de Natal), mas podia ter acontecido com qualquer um de nós. É angustiante o sentimento de incapacidade para chegar a "todo o lado".
a
No meio da multidão de uma sala de espera completamente lotada, uma jovem de bebé ao colo chega perto do Enfermeiro da triagem e diz:
- "Sr. Enfermeiro, por favor, não se esqueça do meu menino...".

A mãe, jovem, de médios recursos económicos, extremamente bem educada, com lágrimas abundantes que lhe escorriam pela cara, trazia um bebé de poucos meses com tiragem respiratória exacerbada e "pieiramarcadíssima, manifestando uma evidente insuficiência respiratória.

O colega apercebeu-se da gravidade, e desrespeitando as regras da triagem de Manchester, pegou no bebé e entrou rapidamente para dentro (posteriormente voltou ao discriminador para lhe atribuir a cor). Ficou internado várias semanas.

Há dias, os Enfermeiros receberam no serviço um postal simples. Ficou afixado no gabinete de Enfermagem. Nele, é possível ler a seguinte mensagem (textualmente):

"Um dia de noite, aflita e desorientada, senti-me sozinha no mundo. Não acredito em magia ou histórias misteriosas, mas no dia 10 de Novembro vi como os meus olhos vários anjos de branco. Não tinham varinhas mágicas, mas fizeram um milagre. Obrigada por serem Enfermeiros. Feliz Natal e um bom ano novo. Mãe do F--------, 14 meses"

Domingo espetacular - enfermeiro

Graduação em enfermagem: O que são patologias psicossomáticas?

Graduação em enfermagem: O que são patologias psicossomáticas?: "As doenças psicossomáticas são provocadas por distúrbios emocionais, como estresse, depressão , etc., e descontroles dos processos mentais...."

O que são patologias psicossomáticas?



As doenças psicossomáticas são provocadas por distúrbios emocionais, como estresse, depressão, etc., e descontroles dos processos mentais. Essas doenças se diferem das doenças orgânicas. 

Estes problemas emocionais são responsáveis pelo desenvolvimento de sintomas que provocam danos no corpo humano como, diarréia, herpes, enxaqueca, reumatismo, úlcera, etc. 

O nosso corpo expressa as emoções através de algumas manifestações físicas como calor, dores de barriga, travamento dos dentes, etc. 

As doenças psicossomáticas podem se desenvolver, tornando-se uma doença grave, qualquer pessoa pode ter esta doença. 

Elas podem se apresentar em qualquer sistema do nosso corpo: 

Aticulações: artrite, artrose, tendinite, reumatismos. 
Cardiovascular: hipertensão, taquicardia, angina. 
Dermatológicovitiligopsoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema. 
endócrino e metabólicodiabetes
Gastrointestinal: úlcera, gastrite, retocolite. 
nervoso: enxaqueca, vertigens. 
Respiratório: asma, bronquite.

Graduação em enfermagem: DOWLOAD

Graduação em enfermagem: DOWLOAD: "Download - DEF 2006/07 Dicionário de Especialidades Farmacêuticas DEF 2006/07 Dicionário de Especialidades Farmacêuticas - Pdb Diariame..."

campanha da tuberculose - Duque de Caxias

Matéria do Site da Prefeitura de Duque de Caxias:

Duque de Caxias inicia campanha contra tuberculose


A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Saúde, promove, de 13 de maio a 25 de novembro, a “Campanha de captação de sintomáticos respiratórios”, a fim de identificar o diagnóstico precoce da doença, mapeando possíveis fontes de infecção, além de alertar a população sobre a doença e encaminhamento dos suspeitos de tuberculose para tratamento em postos do município. Os postos, que funcionam de segunda a sexta, promoverão a campanha sempre das 9h às 13h.

Segundo Maria Cristina Gil, coordenadora do Programa de Tuberculose em Duque de Caxias, o tratamento para a cura da doença é simples. “Basta o paciente tomar nos horários certos a medicação, que é fornecida gratuitamente, durante seis meses”, afirmou. Este foi o caso de José de Moura Pereira, morador do Olavo Bilac de 43 anos. “O tratamento funciona mesmo. Estava mal, com febre, falta de apetite, cansaço... Em seis meses fiquei curado”, declarou José.

De acordo com Fátima Saieg, coordenadora geral dos Programas de Saúde em Duque de Caxias, cerca de mil pessoas receberam tratamento e foram curadas pelo Programa de Tuberculose no município desde 2009. “Existe muitos mitos envolvendo a tuberculose e os doentes têm receio de dizer que tem a doença. As pessoas em tratamento não precisam ser isoladas, nem ter talheres ou roupas de cama separadas dos outros moradores de sua casa. Mas o ambiente em que ela vive precisa ser arejado. A doença só é transmitida por via aérea, ou seja, por tosse ou ao se falar muito perto das outras pessoas”, explicou.
Para o secretário de Saúde, Danilo Gomes, é importante que toda população fique atenta aos sintomas e participe da campanha, já que tuberculose é uma doença que tem cura. “Nosso município não pode ficar refém de uma doença tão simples de curar”, finalizou.
Cronograma de atividades
1° distrito
13 de maio – Jardim Gramacho I, II, III e IV
27 de maio – Trevo das Missões
03 de junho – Gramacho I, II e III
17 de junho – Sarapuí I e II
2° distrito
08 de julho – Nelson Chaves de Araújo
22 de julho – Pilar III, IV e V
3° distrito
05 de agosto – Codora I, II e III
19 de agosto – Cristóvão Colombo
02 e setembro – Jardim Anhangá I e IV
16 de setembro – Jardim Anhangá II e III
07 de outubro – Nova Campina I, II, III e IV
21 de outubro – Parada Angélica I, II e III
04 de novembro – Santa Lúcia I e II
4° distrito
18 de novembro – Jardim Olimpo
11 de novembro – Santa Rosa
25 de novembro – Santo Antônio da Serra
 Fim da Matéria
Atenciosamente,

Cláudia Santos
COMSADC

sábado, 14 de maio de 2011

Ferimentos corpo estranho

Ferimento corpo estranho

Ferimento primeiros socorros necessários,inicialmente lave bem com água e sabão,desinfete com água oxigenada(não necessariamente.

Quando houver corpo estranho (farpas,espinho ou qualquer outro semelhante), use uma pinça para remover,se puder fazer com facilidade.Se não conseguir deixe essa etapa para o médico.Após a limpeza seque o ferimento com algodão e aplique mercúrio cromo ou parecido.Aplique band-aid quando o ferimento for pequeno,caso contrário utilize atadura de gaze esterilizada e prenda-o com esparadrapo.Se for um pouco mais profundo ou muito pequeno você poderá aplicar pó cicatrizante,agora sim pode ser coberto com atadura.Em caso de dificuldade,procure um médico.

Graduação em enfermagem: Insolação como agir?

Graduação em enfermagem: Insolação como agir?: "Insolacao como agir INSOLAÇÃO, COMO AGIR NO CASO DE INSOLAÇÃO Cuidado com o risco de insolação Cuidado uma forma do sol poder matá-lo é..."

Insolação como agir?

Insolacao como agir

INSOLAÇÃO, COMO AGIR NO CASO DE INSOLAÇÃO


Cuidado com o risco de insolação

Cuidado uma forma do sol poder matá-lo é provocando uma insolação. É quando seu corpo é incapaz de resfriar-se, e sua temperatura sobe acima dos 40ºC. O corpo humano tem seu próprio sistema de resfriamento (uma espécie de ar condicionado interno natural). Quando ficamos superaquecidos, nos livramos do excesso de calor pela transpiração. Sob condições normais, mesmo quando está muito quente, esse mecanismo de controle de temperatura faz o serviço. Mas às vezes mesmo uma transpiração pesada não consegue dar conta, e o corpo começa a superaquecer. O processo a partir desse ponto vai de cãibras, passando por esgotamento por calor até chegar, por fim, à insolação.
Insolação é comum em pessoas que caminham no deserto; ela pode matar © Galyna Andrushko / iStockphoto Insolação é comum em pessoas que caminham no deserto; ela pode matar

Cada um desses problemas é contabilizado como uma doença relacionada ao calor, todas são tratadas da mesma maneira.

A vitima de insolação precisa ser resfriada, pura e simplesmente. Sombra, ar condicionado e ingestão de muito líquido, principalmente água, podem parar o processo de superaquecimento na fase das cãibras e do esgotamento. Se com isso você for incapaz de resfriar-se, a insolação virá a seguir.


Você saberá se estiver com insolação se notar o seguinte:

1- Pele quente, vermelha e seca
2- Pulso rápido e forte
3- Dor de cabeça
4- Tontura
5- Hiperventilação
6- Confusão
7- Náusea
8- Convulsões
9- Alucinações
10- Inconsciência

Se nessa fase você ainda não conseguir resfriar-se, você pode morrer de insolação. Muitas vezes, você pode entrar em estado de choque, o que pode causar danos aos grandes órgãos. Mesmo se você não entrar em choque, seu corpo superaquecido fará com que seus órgãos internos inchem, levando a danos internos sérios e morte potencial.

Os candidatos mais prováveis a serem mortos por insolação são os muito jovens e os idosos. Crianças até 4 anos "esquecidos" dentro de um carro fechado sob o sol correm um risco maior ainda em função do extremo calor e do fato de que eles não poderem tomar conta de si mesmos. Os idosos são afetados da mesma maneira - muitas vezes a insolação chega tão rápido que eles não conseguem combatê-la a tempo.


DICA IMPORTANTE!
Usar filtro solar e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h são medidas importantes para a proteção contra os raios ultravioletas (UV) tanto na praia como na montanha, no inverno ou no verão. O filtro solar deve ser aplicado trinta minutos antes de se expor ao sol e reaplicado a cada duas horas. Beber bastante água é importante para evitar a desidratação.